Um grupo de estudantes do primeiro ano de arquitetura e urbanismo da Academia de Artes da Estônia projetou e construiu o READER, um abrigo baseado na ideia de distanciamento da vida cotidiana, um espaço para a pessoa se concentrar em si mesma. Os transeuntes são convidados a entrar no abrigo e "escapar dos problemas do mundo real, adentrando o mundo fictício dos livros".
Para os estudantes, esta foi uma oportunidade de construir o primeiro projeto do ano. De 15 propostas apresentadas, uma - READER - foi escolhida para ser desenvolvida e construída através do esforço de todo o grupo.
A estrutura se localiza no coração de Tallinn, em uma das áreas mais movimentadas do centro da cidade, portanto, a preparação para a construção - materiais, técnicas e segurança dos estudantes - era muito importante.
READER foi construída em cinco dias a partir de painéis de compensado de pinos. A estrutura é suportada por três vigas que se apoiam sobre nove pés que se ajustam aos desníveis do solo.
A partir do exterior, READER parece um cubo simples, porém, em seu interior, os visitantes podem experienciar os contornos sinuosos das superfícies de madeira e, simultaneamente, enxergar claramente a paisagem urbana externa.
No dia 6 de outubro, READER se juntará a outros abrigos produzidos nos últimos nove anos pelos alunos do curso de arquitetura. As estruturas serão reunidas em um parque em Pedaspea, norte da Estônia, e farão parte de uma exposição externa.
Escola: Academia de Artes da Estônia
Orientadores do projeto: Prof. Andres Alver, Mari Rass (Arhitekt Must), Ott Alver (Arhitekt Must)
Orientador da construção: Jaan Tiidemann
Ideia: Liisa Peri
Equipe de projeto: Liisa Peri, Ann Kristiin Entson, Keiti Lige, Jarmo Vaik
Equipe de construção: Reelika Reinsalu, Carolyn Rennu, Liisa Peri, Triin Vallner, Maarja Liiv, Jarmo Vaik, Andreas Krigoltoi, Jekaterina Klishova, Jaana Kraus, Kristjan Värav, Keiti Lige, Ann Kristiin Entson, Laura Pint, Immaanuel Bush, Karmen Silde
Ano: 2015
Localização: Harju Street, Tallinn
Fotografias: Paco Ulman
Patrocinadores: Fundo Cultural da Estônia, Puuinfo, EMPL, Centro de Investimentos Ambientais